Plataforma de e-Learning
Del.icio.usTwitterFacebookMyspace bookmark

 

É de extrema importância disponibilizar recursos que possam servir os alunos e as suas famílias de forma diversificada, uma vez que as diferenças entre os alunos, os pais e os professores são significativas.

Procurando responder a estes pressupostos o Colégio de São Teotónio procedeu à implementação de uma plataforma de e-learning (moodle). Aí cada aluno pode revisitar os conteúdos lecionados, desenvolver as tarefas ao seu ritmo e em diferentes contextos, interagir e gerir o seu ritmo de aquisição de competências. Permite-lhe, inclusivamente, selecionar as competências que deverá adquirir.

Com a disponibilização de ferramentas de e-learning e de blended learning, aumentamos a eficácia dos sistemas “tradicionais” de ensino e aprendizagem e facilitamos o acesso de todos aos recursos pedagógicos.

Para o tornar possível, é necessário fazer investimentos quer pessoais (produção de conteúdos para este contexto), quer institucionais (proporcionar pontos de acesso – salas de informática com ligações à internet, investimentos em servidores web, registos de domínios, etc).

A plataforma de e-learning é também uma excelente oportunidade para aprendizagem ao longo da vida. Se toda a comunidade a utilizar é um óptimo veículo para professores, formadores, funcionários não docentes e pais partilharem as suas competências. Por outro lado, é o “local” de eleição para a permuta de experiências pedagógicas com outras instituições, de cariz educativo ou outro.

A plataforma dispõe de fóruns de discussão, salas de chat, podendo ser visualizada em múltiplos idiomas, numa amplitude de utilização planetária, o que a torna mais uma vez a eleita para projetos que envolvam escolas de diferentes países.

O Colégio já adquiriu o seu próprio servidor web, tem computadores em todas as salas de aula com acesso à Internet, dispõe de duas salas de informática e tem 12 pontos de acesso na biblioteca. Dispõe de rede wireless em todo o espaço escolar.

Pode aceder em:

 http://elearning.steotonio.pt

 

 

Estabelecimento de Ensino integrante da rede pública. Financiado pelo Ministério da Educação e da Ciência para os 2º e 3º ciclos.