Dia da alimentação no CST

Dia da alimentação no CST

No dia 16 de outubro comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação. Esta comemoração, que teve início em 1981, é na atualidade celebrada em mais de 150 países como uma importante data para consciencializar a opinião pública sobre questões relacionadas com a nutrição e hábitos alimentares, essenciais para promover estilos de vida saudáveis. Também no Colégio de São Teotónio a efeméride foi assinalada através da oferta de várias atividades dinamizadas sob orientação dos docentes do grupo de Ciências/Biologia. Dirigidas a toda a comunidade escolar, a sua realização contou com a participação ativa dos alunos do 6º e do 9º ano das turmas do CST e do ensino artístico da música (regime integrado) da EMST.

Atividades dinamizadas:

  • Afixação, no refeitório, de ementas mediterrânicas elaboradas pelos alunos do 6º ano
  • Questionário realizado pelos discentes sobre os hábitos alimentares ao pequeno – almoço; consoante a resposta do inquirido, atribuição de um autocolante de alerta ou de felicitação
  • Palestra “Alimentação equilibrada e saudável” proferida pela Drª Sofia Pires e dirigida aos alunos do 9º ano. Gentil colaboração da Unidade de Cuidados na Comunidade Norton de Matos, no âmbito da Saúde Escolar, esta sessão contou ouvintes atentos e intervenientes no momento de debate que se seguiu à apresentação dinamizado com a colaboração da enfermeira Marisol Simões
  • Concurso “Põe-te à prova”:

Após a palestra, no refeitório da escola os alunos foram convidados a saborear alimentos saudáveis, de uma forma diferente. De olhos vendados, e através da textura e sabor dos alimentos, os alunos tiveram que identificar os alimentos que estavam a comer. Para tal, havia uma mesa com alimentos saudáveis (frutos frescas, frutos secos, legumes, etc.) que os alunos provaram aleatoriamente. Para os mais pequenos, alunos do 1º ciclo foi, sem dúvida, o momento mais delirante e mais delicioso do dia!

Foi um dia saboreado por todos e que, de algum modo, marcou, no âmbito de toda a comunidade escolar, o início da abordagem do tema do ano 2015/16 do Programa Eco-Escolas “Alimentação saudável e sustentável”.


Outros conteúdos