logotipo-epst

Integrada no projeto global São Teotónio, a Escola de Música São Teotónio (EMST) é uma escola de Ensino Artístico Especializado, no caso, da Música e ministra os cursos de Iniciação Musical, o Curso Básico de Música nos regimes Integrado e Supletivo, o Curso Secundário de Música (variante de Instrumento) em regime Supletivo.

Tem o objetivo de formar músicos – profissionais ou amadores – para desenvolverem a sua atividade quer a solo, quer em orquestras, bandas filarmónicas, grupos corais e outros grupos musicais, ou criando os seus próprios agrupamentos. Pretende, ainda, formar públicos, com conhecimento, experiência e apurado sentido critico, incentivando-os a ter um papel ativo e de elevado grau de exigência no panorama musical.

O seu trabalho diário é orientado pelos seguintes valores: autonomia, responsabilidade, solidariedade, criatividade, cidadania, empreendedorismo e interioridade. Os seu alunos e professores têm uma presença regular em eventos musicais e culturais na região, seja em concertos, recitais ou em pequenos momentos musicais no seio de outros contextos culturais.

Promove projetos musicais anuais, edificadores e de complemento formativo, tais como, a Semana Cultural, o Concurso Internacional de Piano, o Estágio de Coro e Orquestra ou o Concerto Solidário, em benefício de instituições de índole social e solidário da região.

A Escola de Música São Teotónio (EMST) iniciou a sua atividade em 1987/1988 com a concessão de autorização provisória de funcionamento para ensino vocacional da Música em 12 de abril de 1988. Foi então iniciada a lecionação do Curso Básico, Cursos Livres e classes de Iniciação Musical. Em 1993/1994 foi-lhe concedida Autorização Definitiva de Funcionamento.

No ano letivo de 2000/2001 iniciou a lecionação do regime Articulado, promovendo protocolos de articulação com várias escolas públicas e privadas da cidade.

Mantendo-se na primeira linha da invocação educativa, característica que sempre ostenta, abriu as portas ao regime Integrado em 2009/2010, a par dos regimes já lecionados

O enraizamento na região e a crescente procura, geraram uma forte vontade de diversificar a oferta ao nível dos Instrumentos ministrados, permitindo criar experiências de performance musical fundamentais à formação de músicos, tais como, apresentações a solo, em Orquestra ou de Música de Câmara.

Este trabalho, aliado às parcerias estabelecidas com as entidades locais e diversas instituições, permitiu-lhe contribuir proficuamente para a dinamização musical e cultural da região, papel que continua a desempenhar com empenho e dedicação.

Docentes

Rita Miguel Nunes Pereira

Docentes

Rui Pedro Lúcio das Neves

Docentes

Jorge Manuel da Veiga Correia Campos 

Docentes

Marta Isabel Vieira Falcão Osório 

Docentes

Irina Joana Camões Lourenço

Docentes

Hugo Filipe Mendes Bobrowicz Campos

Joana Isabel Ribeirinho Fernandes 

Docentes

Branca Susana Valente de Oliveira