Docentes

Francisco Joel dos Santos Ferreira

Integrada no projeto global São Teotónio, a Escola de Música São Teotónio (EMST) é uma escola de Ensino Artístico Especializado, no caso, da Música e ministra os cursos de Iniciação Musical, o Curso Básico de Música nos regimes Integrado e Supletivo, o Curso Secundário de Música (variante de Instrumento) em regime Supletivo.

Tem o objetivo de formar músicos – profissionais ou amadores – para desenvolverem a sua atividade quer a solo, quer em orquestras, bandas filarmónicas, grupos corais e outros grupos musicais, ou criando os seus próprios agrupamentos. Pretende, ainda, formar públicos, com conhecimento, experiência e apurado sentido critico, incentivando-os a ter um papel ativo e de elevado grau de exigência no panorama musical.

O seu trabalho diário é orientado pelos seguintes valores: autonomia, responsabilidade, solidariedade, criatividade, cidadania, empreendedorismo e interioridade. Os seu alunos e professores têm uma presença regular em eventos musicais e culturais na região, seja em concertos, recitais ou em pequenos momentos musicais no seio de outros contextos culturais.

Promove projetos musicais anuais, edificadores e de complemento formativo, tais como, a Semana Cultural, o Concurso Internacional de Piano, o Estágio de Coro e Orquestra ou o Concerto Solidário, em benefício de instituições de índole social e solidário da região.

A Escola de Música São Teotónio (EMST) iniciou a sua atividade em 1987/1988 com a concessão de autorização provisória de funcionamento para ensino vocacional da Música em 12 de abril de 1988. Foi então iniciada a lecionação do Curso Básico, Cursos Livres e classes de Iniciação Musical. Em 1993/1994 foi-lhe concedida Autorização Definitiva de Funcionamento.

No ano letivo de 2000/2001 iniciou a lecionação do regime Articulado, promovendo protocolos de articulação com várias escolas públicas e privadas da cidade.

Mantendo-se na primeira linha da invocação educativa, característica que sempre ostenta, abriu as portas ao regime Integrado em 2009/2010, a par dos regimes já lecionados

O enraizamento na região e a crescente procura, geraram uma forte vontade de diversificar a oferta ao nível dos Instrumentos ministrados, permitindo criar experiências de performance musical fundamentais à formação de músicos, tais como, apresentações a solo, em Orquestra ou de Música de Câmara.

Este trabalho, aliado às parcerias estabelecidas com as entidades locais e diversas instituições, permitiu-lhe contribuir proficuamente para a dinamização musical e cultural da região, papel que continua a desempenhar com empenho e dedicação.

Docentes

Rita Miguel Nunes Pereira

Docentes

Rui Pedro Lúcio das Neves

Docentes

Jorge Manuel da Veiga Correia Campos 

Docentes

Marta Isabel Vieira Falcão Osório 

Docentes

Irina Joana Camões Lourenço