Colégio de São Teotónio – 1º Ciclo premiado no Projeto “Geração Verdão”

Geração Verdão” é um programa de sensibilização e educação ambiental desenvolvido pela Novo Verde – Entidade Gestora de Resíduos de Embalagens, e tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de reciclagem em Portugal através da formação e educação das crianças de hoje, adultos de amanhã, no contexto escolar. No presente ano letivo, no contexto do desenvolvimento do Programa Eco-Escolas, o CST aderiu a este projeto.

O projeto “Geração Verdão em Circulação”, pretende trabalhar o conceito de economia circular desafiando as escolas a investigar e representar o ciclo de vida de uma embalagem recorrendo a vários formatos consoante o nível de ensino.

No 1º Ciclo do CST, os alunos do 4º ano, turmas A e B, aceitaram com elevado empenho e grande criatividade este desafio! “Construção de Objetos” foi a modalidade requerida no 1º Escalão. Num trabalho de indiscutível riqueza interdisciplinar (Inglês, Estudo do Meio, Educação para a Cidadania – Educação ambiental e Expressões Artísticas – Expressão Plástica) desenvolvido sob a orientação das respetivas professoras titulares Ana Maria Ramos e Cátia Rocha e da professora de Inglês, Teresa Fernandes, realizaram a construção de 2 objetos, conforme Regulamento, utilizando diferentes tipos de embalagem/resíduos à escolha, realizados em diferentes períodos letivos. Mereceu eleição “Casas Sustentáveis”. Os alunos apresentaram os projetos das casas na disciplina de Inglês, tendo em conta diversos aspetos de sustentabilidade, por forma a diminuir a pegada ecológica.

No Dia Eco-Escola (2 de junho 2021) a belíssima exposição de todos os trabalhos suscitou o interesse, a surpresa e o elogio de quantos a admiraram!

Tal dedicação e rigor mereceu que o Colégio de São Teotónio fosse uma das 3 Escolas premiadas neste escalão a nível nacional – Muitos parabéns!

A entrega dos certificados e prémios relativos a esta atividade decorrerá durante o Galardão Eco-Escolas 2021, previsto para dia 12 de outubro, em Sintra.

A Direção do Colégio congratula-se pela distinção e pela qualidade do trabalho desenvolvido reveladora do empenho de todos os envolvidos: alunos, profissionais e famílias. Como se afirmava no lançamento do ano letivo: ”Desafiarmo-nos permanentemente … para que o CST se distinga na arte de bem fazer”.


Outros conteúdos