Prémio Fundação Ilídio Pinho

3º lugar na categoria 2, Ciência na Escola 2014

{youtube}uwHCRUZtPn0{/youtube}

O Colégio está, mais uma vez, de parabéns. Conseguiu o honroso 3º lugar num universo de centenas de escolas a nível nacional. A equipa vencedora foi constituída de forma multidisciplinar, envolvendo os alunos do 3º ano do 1º ciclo, respetivas docentes: Professora Ana Ramos e Olga Sena Direito, departamento de ciências na pessoa da professora Susana Dias, Universidade de Coimbra na pessoa da Professora Doutora Paula Morais, Direção do colégio, comunidade escolar entre outras entidades. 

A preocupação da sociedade com a sustentabilidade do recurso solo, com o impacto da agricultura no ambiente, e a contaminação da cadeia alimentar com pesticidas está a alterar o cenário agrícola.

Estas preocupações levaram à procura de novas tecnologias, dentre as quais se insere a agricultura sustentável, que se baseia em quatro alicerces fundamentais: sustentabilidade (habilidade para manter o sistema em existência por um longo período de tempo quando submetido a stress), estabilidade (obtenção consistente de rendimento a curto ou longo prazo), produtividade (capacidade de produção por área) e equidade (distribuição relativa de riqueza na sociedade).

A preocupação com a sustentabilidade é transversal na nossa escola. No ano em que a agricultura biológica foi o tema de base do programa internacional Eco-Escola o nosso projeto enquadrou-se na dinâmica de uma escola que já é Eco-Escola há 7 anos, sempre com bandeira verde, já sujeita a 2 auditorias externas, com menção de excelente em ambas. O objetivo do projeto foi demonstrar a existência de interações positivas entre as bactérias e as plantas, onde as bactérias promovem o crescimento das plantas sem deixar resíduos tóxicos no solo. 


Outros conteúdos

selo 2023 2024