PROJETO CIÊNCIA VIVA no dia Eco-escola

PROJETO CIÊNCIA VIVA: “METODOLOGIAS SUSTENTÁVEIS NA SÍNTESE DE FÁRMACOS”
ALUNOS DO 12º ANO DE QUÍMICA E FÍSICA
 
Neste “Dia Eco-escola” decorreu na sala de audiovisuais, pelas 12h, a apresentação dos resultados  do Projeto Ciência Viva: Metodologias Sustentáveis na Síntese de Fármacos, desenvolvidos pelos alunos de 12º ano de Química e Física.
 
Estes alunos procederam à síntese do Monastrol, o qual é um fármaco que  inibe a mitose celular, diminuindo a proliferação celular. Sendo o cancro, por definição,  o anormal crescimento ou proliferação celular, vários derivados do Monastrol encontram-se em fase de desenvolvimento em empresas farmacêuticas e biotecnológicas para o seu tratamento.
 
Os alunos procederam à síntese laboratorial deste fármaco segundo duas metodologias distintas -metodologia convencional e metodologia assistida por micro-ondas, bem como ao tratamento de dados e análise de resultados, sempre numa perspectiva de uma química verde e sustentável.
 
Todo o trabalho desenvolvido pelos alunos envolvidos foi alvo de rasgados elogios por parte do grupo de cientistas do Departamento de Química da FCTUC que os acompanharam e/ou assistiram à apresentação de hoje, quer pelo envolvimento e empenho demonstrado, quer pela correção científica e clareza na exposição do trabalho na apresentação. Sendo este um projeto a continuar no próximo ano letivo, pode dizer-se que as expetativas são elevadas.
 

Outros conteúdos