Visita a Laboratórios do ISEC

DSC_0023 DSC_0016

 

No passado dia 20 de Novembro, os alunos do 9ºano de Educação Tecnológica deslocaram-se ao ISEC com os professores da disciplina, para visitar os Laboratórios de Máquinas Eléctricas, de Materiais Construção e de Máquinas Hidráulicas.

Os alunos foram distribuídos por três grupos, alternando as visitas aos laboratórios. No laboratório de Máquinas Eléctricas, os alunos puderam ver exemplos de motores, de transformadores e de placas de circuito impresso, e também algumas experiências desenvolvidas pelos alunos de Engenharia Electrotécnica, como um carro totalmente movido a energia eléctrica e uma aplicação de utilização da energia solar.

Dirigindo-se ao Departamento de Energia Mecânica, os alunos puderam apreciar um carro de competição, totalmente construído e desenvolvido pelo ISEC para participar numa competição internacional.

No laboratório de Máquinas Hidráulicas, os alunos puderam perceber o sistema de funcionamento de uma barragem, vendo as turbinas e bombas aplicadas a um exemplo prático de transformação de energia hidráulica em energia eléctrica.

O Laboratório de Materiais de Construção foi o que obteve maior participação por parte dos alunos. O Engenheiro exemplificou como se prepara uma calda de cimento de cor, através da mistura de cimento, areia, água e um pigmento de cor. A calda elaborada poderia ser utilizada para fazer blocos de cimento texturados. Em seguida, os alunos viram um filme que explicava como é produzido o cimento, sendo-lhes dado exemplos de algumas das cimenteiras nacionais.

A visita revelou-se positiva e captou a atenção da maioria dos alunos, que puderam tomar contacto prático com alguns conteúdos abordados e a abordar na disciplina.


Outros conteúdos