BRINCAR COM AS TRADIÇÕES – A VINDIMA

No passado dia 23 de Setembro fomos a Vila Nova de Outil - Cantanhede fazer a vindima na vinha da tia da Educadora Teresa.

Com esta vivência iniciámos o Projecto Curricular - Perlimpim-pim, Perlimpim-pim… a brincar se aprende assim! que pretende nesta primeira fase, Brincar com as Tradições do dia a dia do antigamente.

Assim, partimos de Coimbra, vestidos a rigor e com os utensílios necessários (baldes e tesouras) para um dia cheio de trabalho.Já cansados da viagem, fizemos a nossa primeira merenda (a meio da manhã) - com bolinhos de salsicha que apesar de não serem tradição do antigamente foram preparados, pela Matilde e a Mãe, para partilhar com todo o rancho da vindima.

Chegados à vinha tivemos a explicação de como se cortam e apanham as uvas. Os ranchos das crianças foram distribuídos pelas carreiras de videiras e começaram a vindima.

Em pouco tempo, já tinham uns tanto poceiros de uvas cortadas e como diz o ditado: O trabalho do menino é pouco, mas quem o perde é que é louco! Já dizia a tradição que vindima animada, depressa acabada, como tal, não pode faltar o grupo da concertina, dos ferrinhos, do adufe e da pandeireta.A fome já apertava e fizemos nova pausa para a prova das uvas.O almoço (jantar de antigamente) não sendo também tradicional foi muito saboroso.

Na parte da tarde, fomos para uma eira (na impossibilidade de o fazer numa adega) pisar algumas uvas dentro de uma dorna. O mosto (sumo da uva) foi depois levado para a adega onde se colocou no tanque junto do restante. As crianças do rancho tiveram ainda direito a uma mangueirada nos pés antes e depois de pisar as uvas.Para comemorar o fim da vindima, comemos as tão desejadas filhoses seguindo a tradição de algumas regiões de Portugal, uma vez que, os patrões ofereciam café e filhoses na merenda final.Com esta vivência, pretendemos recrear, o mais possível, a tradição das Vindimas.


Outros conteúdos