Alunos finalistas da Escola de Teatro São Teotónio FALAM DE AMOR no Fundão!

Escola de Tearo São Teotónio

Os alunos do 3º ano (equivalente ao 12ºano) do Curso Profissional de Artes do Espetáculo na vertente de Interpretação, da Escola de Teatro do Colégio de São Teotónio, vão estar no Fundão, no espaço da Moagem, nos dias 15 e 16 de Maio, com um exercício estreado no ano passado,
denominado “FALEM(ME) de AMOR”.

É um trabalho de criação coletiva, resultante do processo intensivo de dois módulos da disciplina de Interpretação, orientado por Cláudia Carvalho, onde se procuram encontrar respostas para um fenómeno que move montanhas.

A busca incessante pelas palavras de Filósofos como Kant, Platão, Montaigne e Sartre, as dentadas no “fruto proibido”, os encontros e desencontros, as ilusões e desilusões, estão associadas às apropriações de cada um destes jovens interpretes, que associam a palavra AMOR a uma saída à noite, à gravidade (ou à falta dela!), a uma selva, à “Ação!” e ao “Corta!” de um filme, a um café com leite, chocolate quente e morangos com chantili.

A Escola de Teatro está assim a apostar em mostrar o trabalho que tem feito, fora da cidade de Coimbra, dando a oportunidade a estes primeiros finalistas de contactarem com a realidade das digressões do mundo do teatro.

Com cerca de dois anos e meio de existência e 3 turmas de cerca de 20 alunos cada, a Escola de Teatro é uma parte integrante do projeto global de educação, do Colégio de São Teotónio, vocacionada para o Ensino Profissional das Artes do Espetáculo, nas vertentes de Interpretação e de Luz, Som e Efeitos Cénicos, e tem recebido cada vez mais convites para participar em atividades culturais por parte de várias
entidades ativas na Cidade de Coimbra, pela qualidade da oferta das suas propostas artísticas, criando assim um lugar, que esperamos vir a ser de referência, a curto/ médio prazo. A cada aluno é dada a experiência de contactar com os principais Agentes Culturais da Cidade de Coimbra, que enquanto parceiros, proporcionam Estágios Pedagógicos, que implicam a apresentação de Espetáculos com as Companhias Profissionais, como é o caso da Escola da Noite, O Teatrão, o Projeto D, entre outros.

É uma Escola que tem mostrado provas do seu esforço por conseguir formar não só Atores, mas verdadeiros Artistas de Teatro, cidadãos ativos, sensíveis e capazes de criar os seus próprios projetos.

Para ingressar na Escola, é necessário realizar um conjunto de Provas de Acesso, que terão lugar nos dias 26 e 27 de Junho. Para mais informações consultar a página.


Outros conteúdos