Jornada de Educação CST

3 de MAIO de 2014 - Colégio de São Teotónio

Programa

10h00









Receção participantes
10h15 Abertura da Jornada
10h30 Conferência “O futuro dos professores” Alexandre Ventura – Universidade de Aveiro
11h45 coffee-break
12h00  Partilha e debate
13h00 Almoço
14h15  Momento cultural
14h30 Conferência “O futuro da Escola” Jorge Adelino da Costa – Universidade de Aveiro
15h30 Partilha e debate
16h00 Coffee-break
16h15 Conferência “O futuro do currículo” Maria do Céu Roldão – Universidade Católica Portuguesa
17h15 Partilha e debate
18h00 Encerramento

{gallery labels=labels_1}stories/noticias/2014/jecst{/gallery}

Conferencistas

 

Maria do Céu Roldão

Nota biográfica

Maria do Céu Roldão  é doutorada em Teoria e Desenvolvimento Curricular e Agregada em Educação pela Universidade de Aveiro,  Portugal. É atualmente professora convidada na Universidade Católica Portuguesa. Os seus principais interesses investigativos situam-se na área do Currículo e Teoria Curricular e Profissionalidade e Formação de Professores. As suas publicações científicas nestes domínios incluem numerosos livros e artigos em revistas científicas da área.

Sinopse da conferência: O futuro do Currículo

O currículo constitui o coração da missão social da escola, tal como se vem configurando nos últimos 150 anos – a instituição mandatada para assegurar um corpus de aprendizagens comuns, consideradas socialmente necessárias à inserção social de cada cidadão  e ao desenvolvimento da própria sociedade. Contudo o formato escolar que estrutura a  passagem do currículo vem-se revelando crescentemente inadequado ao sucesso  das aprendizagens de todos gerando numerosas disfunções que ameaçam  a própria garantia de equidade no acesso à educação. Por outro lado, as transformações rápidas e continuadas nos modos de comunicação e de acesso à informação introduzem também novas variáveis neste mesmo processo, nem sempre compaginadas adequadamente no modo curricular da escola.

Equacionam-se assim, na nossa análise, linhas problemáticas do currículo escolar, e  desenham-se e fundamentam-se alguns cenários possíveis de ajuste e transformação que possam garantir o mesmo objetivo – o direito de todos a uma educação de qualidade – mediante modos transformativos do formato escolar e curricular atuais.


Jorge Adelino Costa

Nota biográfica

Jorge Adelino Costa é Professor Catedrático da Universidade de Aveiro, com doutoramento e agregação em Ciências da Educação. É docente da área da Administração Educacional, coordenando e desenvolvendo projetos de investigação nos domínios da Liderança e Gestão Escolar,  Análise Organizacional da Escola,  Avaliação de Organizações Educativas e Metodologia de Projetos. 

Autor de diversas publicações (livros, capítulos de livros, artigos em revistas nacionais e estrangeiras), é membro de comissões científicas de várias revistas na área da educação. Desempenhou cargos de direção e gestão no ensino secundário e universitário (Diretor de Departamento, Diretor de cursos de mestrado e de doutoramento) e, no Ministério da Educação, foi Presidente do Conselho Científico para a Avaliação de Professores.

Sinopse da conferência: O futuro da Escola

A progressiva democratização do acesso à informação, as alternativas não escolares de aprendizagem e os modos não tradicionais de certificação/reconhecimento de saberes constituem ameaças à escola-organização enquanto elemento-base do sistema educativo. 

Que estratégias seguir no sentido da reescolarização da educação que possam (re)valorizar e (re)prestigiar a escola reconhecendo-a publicamente como instituição central na formação qualificada dos cidadãos? 

 

Alexandre Ventura

Nota biográfica

Alexandre Ventura é Professor no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, Investigador no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores e consultor de organizações educacionais. Doutorado em Ciências da Educação, desenvolveu atividade profissional na área da educação desde 1986 na qualidade de docente dos ensinos básico, secundário e profissional, gestor escolar, inspetor, formador, consultor e investigador. Tem realizado investigação nos domínios da inspeção, avaliação institucional, avaliação de desempenho docente, assessoria, explicações, indisciplina e bullying. Foi Visiting International Scholar do Educational Testing Service, em Princeton, EUA, e Professor Visitante da École Supérieure de l’Éducation Nationale para a formação de inspetores de educação, em França. Exerceu os seguintes cargos públicos no âmbito da educação: Subinspetor-Geral da Educação, Presidente do Conselho Científico para a Avaliação de Professores e Secretário de Estado Adjunto e da Educação.

Sinopse da conferência: O futuro dos Professores

Este contributo para a reflexão conjunta visa antecipar cenários possíveis com os quais os Professores virão a  confrontar-se. Pretende-se, a partir de caraterísticas da situação atual, numa perspetiva globalizada, e das dinâmicas que se esboçam, identificar algumas áreas que se constituirão como desafios futuros para os Professores. 

Os desafios identificados correspondem a aspetos do foro individual, corporativo e social daqueles que se dedicam a promover as aprendizagens dos seus alunos. Esses desafios assumem uma relevância fundamental na auto-imagem de toda uma classe profissional e constituem-se como ícones da imagem social sobre essa mesma classe. Os profissionais que refletem em conjunto sobre as caraterísticas da sua profissão tendem a desenvolver a sua consciencialização, a assumir uma praxis mais ética e profissional, a assumir um posicionamento mais estratégico e a incrementar a sua relevância na sociedade.

Colocar os desafios que se adivinham em perspetiva e ponderar as vantagens e inconvenientes de cada opção, contribuirá para apurarmos se estamos prontos para reinventar o futuro dos Professores. Desse futuro dependerá, em grande medida, o futuro das próximas gerações.

 Download do folheto com programa e destacável de inscrição 

 Inscrições e Informações:

Colégio de São Teotónio
Rua do Brasil, nº 49, 3030 - 175 COIMBRA   
TEL  239 701 467  FAX  239 717 733
MAIL Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

Nota: A inscrição é gratuita. O número de inscrições está limitado à lotação do nosso auditório.  


Outros conteúdos