Dia Europeu das Línguas

Colégio de São Teotónio assinala Dia Europeu das Línguas

O Dia Europeu das Línguas é consagrado a todas as línguas europeias desde 2001. São vinte e três as línguas oficiais na Europa, contando-se mais de sessenta línguas regionais ou minoritárias, além das línguas faladas pelas pessoas de outros países e/ou continentes que vivem na Europa.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Colégio de São Teotónio assinalou este dia com algumas dinâmicas significativas, nomeadamente, a estreia dos alunos do 10º ano do Curso de Artes do Espetáculo – Interpretação que apresentaram, para toda a comunidade escolar, o tema de José Cid «Adios, adieu, auf wiedersehen, goodbye», seguindo-se a voz, já bem conhecida, da aluna Beatriz Roxo do 8ºC com o tema em francês «Le Sens de la vie» da cantora Tal.

A comemoração do Dia Europeu das Línguas ainda envolveu o lançamento da 2ª edição do Concurso Escolar «Constrói o teu monumento europeu em 3D», a afixação de cartazes alusivos ao DEL, a decoração do refeitório com bandeiras europeias e a degustação de uma ementa europeia (Macedónia, Tortilla, Bolo Húngaro e pera cozida) bem como a audição de temas musicais de artistas europeus.

A importância de se aprender línguas e culturas insere-se na suposição de que vivemos numa sociedade globalizada, na qual a aprendizagem das componentes socio-humanísticas é fundamental. De facto, o conhecimento de línguas e culturas leva-nos a compreender outros estilos de vida e, desta forma, entendermos melhor o modo de ser e pensar de outros povos, competindo ao espaço-escola estar recetivo e difundir este tipo de saber(es).

Escola participativa e corresponsável, aberta ao meio, intercultural, solidária, plural o CST celebra este dia como mais um contributo na sua ação educativa assente na convicção de que “para um saber, um saber fazer, um saber estar, impõe-se um ser. Há que aprender a ser e ser com os outros.”

 


Outros conteúdos