Informação

matrículas, candidaturas, provas de seleção, provas globais, atividades

Os manuais dos  ao  anos, devem ser adquiridos em formato digital. Ver comunicação em anexo.

MASTERCLASSE
orientada pela professora
Marília Canhoto

Organização

Escola de Música São Teotónio - Departamento Curricular de Teclas.

Condições Gerais

  • O XVII Concurso Internacional de Piano e III Concurso Nacional de Órgão da Escola de Música São Teotónio decorrerá nos dias 26, 27 e 28 de abril de 2024 no Cineteatro do Colégio São Teotónio (Piano) e na Capela da Santa Casa de Misericórdia de Coimbra (Órgão);
  • O concurso está aberto à participação de alunos das Escolas de Ensino Artístico Especializado da Música e a todos os alunos que estejam interessados, desde que se respeitem os programas e as idades do escalão em que se inscrevem;
  • As inscrições deverão ser enviadas até ao dia 19 de abril de 2024;
  • As inscrições serão admitidas por ordem de chegada, num número máximo de 15 em cada categoria;
  • Será considerada a idade que os concorrentes terão até ao dia 31 de dezembro de 2023, sendo obrigatório o envio da fotocópia do C.C;
  • Juntamente com a inscrição deverá ser efetuado o seguinte pagamento:
    • Categorias A, B e C (Piano ou Órgão) - 50€ (para os alunos da EMST - 40€);
    • Categorias D e E - 60€ (para os alunos da EMST - 50€);
    • Categoria F (4 mãos ou 6 mãos) – 50€ ou 75€. (para os alunos da EMST - 40€ ou 60€);
  • Formulário de inscrição disponível na página do concurso em: https://www.steotonio.pt/site/emst/informacao/concurso-piano-orgao
  • O pagamento será feito por transferência bancária e o respetivo comprovativo anexado no formulário de inscrição. Só após confirmação do pagamento a inscrição será considerada válida;
  • Em caso de desistência não será reembolsado o valor da taxa de inscrição;
  • Os candidatos deverão, ainda, anexar no formulário de inscrição, as partituras, em formato digital, do programa que vão interpretar e que serão facultadas ao júri;
  • As provas das categorias de Órgão serão realizadas num órgão com um manual e pedaleira, sendo o teclado dividido. Assim, o repertório apresentado pelos concorrentes deverá ser adaptado às características do instrumento;
  • No dia 26 de abril realizar-se-á o concerto de laureados e entrega de diplomas e prémios do Concurso de Órgão, e no dia 28 de abril realizar-se-á o concerto de laureados e entrega de diplomas e prémios do Concurso de Piano. Os concorrentes laureados devem estar presentes na cerimónia de entrega de prémios e os indicados pelo júri deverão participar no concerto de encerramento, sob pena de não receberem os respetivos diplomas e prémios. Este concerto não será remunerado;
  • A organização poderá efetuar registos fotográficos, áudio ou vídeo das provas dos concorrentes e de outras apresentações integradas no concurso para fins de divulgação, não podendo ser exigida por parte dos participantes quaisquer direitos, reclamações ou compensação monetária.

Categorias/ Programas

Piano:

Categoria A – até aos 9 anos: (5 min. max)

      Duas peças de livre escolha de carácter contrastante 

 

Categoria B – até aos 12 anos: (7 min. max) 

Duas peças de livre escolha de carácter contrastante

Categoria C – até aos 15 anos: (15 min. max)

    Três peças de livre escolha de carácter contrastante

 Categoria D – até aos 17 anos: (20 min. max)

Três peças de livre escolha de carácter contrastante

Categoria E - até aos 22 anos: (30 min. max)

Três peças de livre escolha de carácter contrastante

Categoria F (4 mãos) - até aos 15 anos; (10 min. max.)

    Duas peças de livre escolha de carácter contrastante

 

Órgão:

Categoria A - até aos 9 anos (5 min)

      Duas peças de livre escolha de carácter contrastante

Categoria B - até aos 12 anos (7 min)

Duas peças de livre escolha de carácter contrastante

Categoria C- até 15 anos (15 min)

Três peças de livre escolha de carácter contrastante

 * As obras devem ser executadas sem repetições e cada prova não poderá exceder a duração máxima indicada

Provas

  • As provas de Piano decorrerão no Cineteatro do Colégio São Teotónio;
  • As provas de Órgão decorrerão na Capela da Santa Casa de Misericórdia de Coimbra;
  • A organização do concurso determinará um número máximo de candidatos por categoria. As inscrições serão admitidas por ordem de chegada;
  • Todas as provas serão públicas, as obras devem ser apresentadas de memória, com exceção para as Categorias de órgão;
  • Após o envio da inscrição, as obras a executar no Concurso não podem ser alteradas;
  • A ordem de apresentação dos candidatos será determinada pela ordem alfabética dentro da categoria em que concorrem;
  • O júri será constituído pelos seguintes elementos:

Álvaro Teixeira Lopes,
Paulo Oliveira,
Jill Lawson,
António Mota
e Pe. Manuel Carvalheiro Dias;

  • As decisões do júri são soberanas e delas não haverá recurso.

Prémios

Serão atribuídos os seguintes prémios:

  • Categoria A, B, C (piano/órgão), F (4 ou 6 mãos – piano)

I, II, III Prémio – Diploma, Material didático

  • Categoria D

I Prémio – Diploma, 150€
II Prémio – Diploma, 100€
III Prémio – Diploma, 50€

  • Categoria E

I   Prémio - Diploma, 200€
II  Prémio – Diploma, 150€
III Prémio – Diploma, 100€

  • Todos os participantes terão direito a um diploma de participação.

Disposições Finais

  • O júri poderá, se assim o entender, não atribuir qualquer um dos prémios;
  • O júri poderá, se assim o entender, atribuir menções honrosas;
  • Os casos omissos serão resolvidos pela organização do concurso.

Inscrições e Informações:

Formulário de inscrição

Escola de Música São Teotónio
Rua do Brasil, nº 49
3030-175 Coimbra

Telefone: 239 701 467 (chamada para a rede fixa nacional)

e-Mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Formulário de inscrição

 

Organization

Music School São Teotónio, Piano department

General conditions

  • The 17th International Piano Competition and 3rd Nacional Organ Competition of Music School São Teotónio will take place on 26th, 27th and 28th April 2024, in the auditorium of School São Teotónio(piano) and Chapel of Holy House of Compassion of Coimbra.
  • The contest is open to students from Specialized / Vocational Music Schools and all students who are interested, provided that the programs and the ages of the Category in which they are enrolled are respected.
  • Registrations must be submitted by 19th April, 2024.
  • Entries will be admitted, in order of arrival, in a maximum of 15 in each category.
  • It will be considered the age of the competitors until the 31st December of 2023. A photocopy of C.C. must be sent.
  • In addition to the application form, the payment must be made:
    • Categories A, B and C (Piano and Organ)- 50 € (for EMST students it will be 40 €);
    • Categories D and E - € 60 (for EMST students - € 50),
    • Category F (Piano ensemble 4 hands or 6 hands) - 50 € /75€ group (for EMST students - € 40/60€)
  • Registration form available on the competition page at: https://www.steotonio.pt/site/emst/informacao/concurso-piano-orgao
  • Payment will be made by bank transfer and the corresponding receipt attached at the time of registration. Only after confirmation of payment will the registration be considered valid;
  • In case of cancellation the amount of the registration fee will not be refunded.
  • Candidates must provide the jury with the scores they will interpret, attaching them to the form at the time of registration.
  • The competitions of the Organ categories will be held on an organ with a manual and pedalboard, with the keyboard being divided. Thus, the repertoire presented by the competitors must be adapted to the characteristics of the instrument;
  • On the 26th April will be the Concert of Laureates with the delivery of diplomas and prizes for the Organ Competition, and on the 28th April will be the Concert of Laureates with the delivery of diplomas and prizes for the Piano Competition. The winning competitors must be present at the prize-giving ceremony and those nominated by the jury must participate in the closing concert, otherwise they will not receive their respective diplomas and prizes. This concert will not be paid;
  • The organization may carry out photographic, audio or video records of competitors' competitions and other presentations integrated in the contest for reporting purposes, and no claim or monetary compensation may be required by the participants.

Categories / programs

Piano:

   

Category Aup to 9 years: (5 min. max)

Two contrasting pieces of the contestant choice

Category Bup to 12 years: (7 min. max)

Two contrasting pieces of the contestant choice

Category Cup to 15 years: (15 min. max)

Three contrasting pieces of the contestant choice

Category D – up to 17 years: (20 min. max)

Three contrasting pieces of the contestant choice
 

Category E – up to 22 years: (30 min. max)

Three contrasting pieces of the contestant choice

Category F - Piano ensemble (4 hands) – up to 15 years: (15 min. max)

Two contrasting pieces of the contestant choice

 

Organ:

Category Aup to 9 years: (5 min. max)

Two contrasting pieces of the contestant choice

Category Bup to 12 years: (7 min. max)

Two contrasting pieces of the contestant choice

Category C up to 15 years: (15 min. max)

Three contrasting pieces of the contestant choice

 

* The pieces must be executed without repetitions and each test cannot exceed the indicated maximum duration.

 

Performances

  • Piano performances will take place in the auditorium of Music School São Teotónio.
  • Organ performances will take place in the Chapel of Holy House of Compassion
  • The organization of the competition will determine a maximum number of candidates per category. Registrations will be admitted on a first-come basis.
  • All performances will be public, pieces must be played by heart, except for the Category Piano ensemble (4 hands or 6 hands) and Organ Categories
  • After submitting the application, the works to be performed in the Competition cannot be changed.
  • The order of presentation of the candidates will be determined in alphabetical order within the category in which they compete.
  • The jury will consist of the following elements:

Álvaro Teixeira Lopes,
Paulo Oliveira,
Jill Lawson,
António Mota
and Pe. Manuel Carvalheiro Dias.

  •  The decisions of the jury are sovereign and there will be no appeal.

 

Prizes

The following prizes will be awarded:

  • Category A, B, C (Piano/organ), F -Piano ensemble (4 hands or 6 hands)

1st, 2nd, 3rd Prizes – Diploma, didactic material

 

  • Category D

1st Prize – Diploma,150€

2nd Prize – Diploma, 100€

3rd Prize – Diploma, 50€

  • Category E

1st Prize - Diploma,200€

2nd Prize – Diploma,150€

3rd Prize – Diploma, 100€

  • All participants will be entitled to a participation certificate.

Final dispositions

  • The jury may not award any of the prizes, if they wish so.
  • The jury may award honorable mentions, if they wish so.
  • Omitted cases will be decided in accordance with the competition organization.

 

Registration and Information:

Registration form

Escola de Música São Teotónio
Rua do Brasil, nº 49
3030-175 Coimbra

Telephone: 239 701 467467 (call to the national landline)

e-Mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Registration form

 


 


Álvaro Teixeira Lopes
 president of the júri

Álvaro Teixeira Lopes is Professor in the Department of Communication and Art at Aveiro University, as well as the Artistic Director of Santa Cecilia International Competition (CISC), and Director of Curso de Música Silva Monteiro (CMSM). Álvaro Teixeira Lopes attended the Conservatório de Música do Porto and continued his studies in Vienna and Paris with Paul Badura Skoda, Noel Flores and Marian Ribicky. Awarded with several prizes, he developed intense national and international activities as a soloist and chamber musician and has been invited to play in some of the most prestigious festivals internationally.

Artistic director of several festivals, he has directed numerous Master-Classes in Portugal, France, Brazil, Taiwan, China, Spain and Italy. Frequently invited to join panels of piano competitions, he has been jury member of the Orbetello International Competition, Rospigliosi, Rina Sala Gallo, Iturbi, Compositores de España, Isidor Basič, Pro-Piano, Concours International de Piano de Lyon, Concours International d’Epinal, César Frank International Competition, Cleveland Virtualoso, Maestro Arts Taiwan, Porto Piano International Competition, Festival Internacional de Piano do Rio de Janeiro, and many others all over the world.


 


Paulo Oliveira

Born in 1979 in Vila do Conde (Portugal), Paulo Oliveira is one of the most sought-after Portuguese pianists of his generation. He began his musical studies at the age of nine with Joaquim Bento. He then entered the Academia de Música de São Pio X with a grant from the Dr. Elias de Aguiar Foundation. In this school he studied with Margarida Almeida and Felipe Silvestre and graduated with honors in 1998. He later studied with Tania Achot, completing his Bachelor of Arts degree in Piano Performance at the Escola Superior de Música de Lisboa.

Paulo Oliveira continued his studies with Sequeira Costa at the University of Kansas, with whom he studied for nearly a decade, thus benefitting from the knowledge his master received directly from Vianna da Motta, Mark Hamburg, Edwin Fischer, Marguerite Long and Jacques Février. He finished his Master’s degree in 2005, with a scholarship from the Calouste Gulbenkian Foundation. Later, in 2009, he concluded his Doctor of Musical Arts with honors with the sponsorship of the Portuguese government – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Among his most relevant teachers and mentors were Helena Sá e Costa, Luiz de Moura Castro, Andrei Diev, Vladimir Viardo, Vitaly Margulis, Aldo Ciccolini, Paul Badura-Skoda and Dmitri Bashkirov.

Paulo Oliveira has been awarded several prizes in national and international competitions, including the Vianna da Motta International Piano Competition, the 1st prize at the Bártok-Kabalevsky-Prokofiev International Piano Competition, the 2nd prize at the Estoril Competition|El Corte Inglés Prize and the 1st prize at the 2010 Young Artists Festival|Chopin Prize organized by the Metropolitan Orchestra of Lisbon. He was also the winner of the Kansas University Symphony Orchestra Concerto Competition. His duo with cellist Teresa Valente Pereira was awarded after a recital in Barcelona’s Palau de la Música Catalana.

Paulo Oliveira has performed solo, chamber and orchestral concerts in many European countries as well as in North and South America and has recorded for RPD Antena 2, Radio France and Catalunya Radio. He appeared as a soloist with the Kansas University Symphony Orchestra, the Espinho Classical Orchestra, Algarve Orchestra, North Orchestra, Lisbon Metropolitan Orchestra, and the Portuguese Symphony Orchestra, collaborating with such conductors as Nicholas Uljanov, Steven McDonald, Pedro Neves, Jean-Marc Burfin, Ferreira Lobo, Cesário Costa, and Daniel Klajner.

Paulo combines his concert career with a dedicated teaching activity. He taught at Lisbon’s National Conservatory and at the Piaget Institute. He is currently a faculty member of the Santa Cecília Music Academy and of the National Academy of Advanced

Orchestral Studies | Metropolitana, both in Lisbon. He has been a judge at several national and international piano competitions, and he is regularly invited to give master classes.

Paulo Oliveira is a board member of the European Piano Teachers Association – EPTA Portugal.

His latest CD Iberian Impressions, released by Odradek Records, received a Global Music Award in the USA, in the Classical Piano category.


 


Jill Lawson

Luso-American pianist Jill Lawson was born in Mexico in 1974 and grew up in Belgium. She is currently based in Portugal.

Jill learned how to read music before she learned the alphabet. Today she speaks five languages fluently, but still prefers to communicate through music rather than through words. Her music provides her with a much richer vocabulary, and it lies closer to her heart. Her life experiences in the last few years have helped to further enrich her range of interpretation abilities. She feels that her way of playing has become more natural, and because of this when performing she feels almost at one with the public.

She won several awards and distinctions in both national and international competitions, such as the 2º prize at the International Vianna da Motta Competition (Macau, 1997); finalist at the  Classical Fellowship Awards from the American Pianists Association (Indianapolis, 2003);  4º prize at the  International Schubert Competition (Dortmund, 2001); finalist at the International Piano Competition Premi Principat d’Andorra (Andorra, 2001); 1º prize at the Concurso Cidade de Covilhã (Portugal, 2001); 2º prize at the Concurso de Interpretação”(Estoril, Portugal, 2001); Laureate of the Tenuto contest (Brussels, 1995).

Jill began her piano studies when she was eight years old in Antwerp with Heidi Hendrickx and Levente Kende.  She later studied in Fiesole with Maria Tipo and in Amsterdam with Jan Wijn. In 2004 she obtained her Master of Music at the Peabody Conservatory in Baltimore under Leon Fleisher and Ellen Mack. She attended several master classes with various pianists including Dimitri Bashkirov, Vladimir Viardo, Vitaly Margulis, Sequeira Costa, Helena Sá e Costa and Gyorgy Sebok. She took part in the award-winning documentary by Roel van Dalen Een hartstochtelijk Les (2001) during a workshop in Belgais with Maria João Pires.

Jill has performed as a soloist with orchestra and recitals in the US, Europe and Asia. Simultaneously, she remains an active chamber musician, having collaborated with Ilya Grubert, Pavel Gomziakov, Artur Pizarro, David Cohen, Carlos Damas, Eleonora Karpukhova, Martin Sued, soprano Elisabete Matos. She forms the Lawson & Lawson Duo with her brother, violinist Eliot Lawson and is a member of the MPQ Quartet of Cascais since 2021.

She is an adjunct piano professor at the Superior School of Applied Arts (ESART) of the Polytechnical Institute of Castelo Branco since 2008 and coordinator of the piano class of the Escola de Música do Colégio Moderno in Lisbon since 2014, both in Portugal. She has collaborated with the National Ballet of Portugal in Impromptus by Sasha Waltz and The Green Table by Kurt Jooss She recorded the complete chamber music for violin and piano of Portuguese composers António Fragoso and Frederico de Freitas (Brilliant Classics 2013 and 2015), the Hindemith Violin and Piano Sonatas (Brilliant Classics 2014) and more recently the Complete Chamber Music Vol. 2 by Joly Braga Santos (Toccata Classics 2020).


 


António Mota

PhD in Music Theory (Aveiro University 2007) and graduated in Organ (Escola Superior de Música de Lisbon, 2000, under the guidance of Prof. Antoine Sibertin-Blac, with maximum final course grade). He has also a master's degree in Electrical Engineering (Instituto Superior Técnico, 1999).

He teaches Organ at the University of Aveiro, plus other specific classes. He is the current chairman of the board of AMPO (Association Musical Pro-Organo). He guided organ Master Classes at the Gregorian Weeks in Viseu (between 2013 and 2023). He has been a regular jury member of organ and piano competitions (Vila Verde; Aveiro; Coimbra). In between 2009 and 2014 he was coordinator and professor at the Piaget Institute (Viseu, Almada), where he taught in theoretical musical areas and supervised master's theses.

He regularly performs as liturgical and concert organist (e.g., in 2023: Missa Crismal, Sé de Aveiro; Vila Real's cathedral, in the regular anual concert series; Festival International de Órgão de Braga, and Santo Tirso).

In terms of his own composition, António Mota currently has 8 works composed for organ, as well

as many arrangements (for Iberian and modern organs, for 2 and 4 hands/feet).


 


Manuel Carvalheiro Dias

Diocesan priest of Coimbra, graduated in Theology from the Faculty of Theology of the Catholic University and in Portuguese Studies from the Faculty of Arts of the same University.

He currently serves as Episcopal Vicar, parish priest in the city of Coimbra, president of the Board of Directors of the São Teotónio School, teacher and director of the School of Theology and Ministries and the Diocesan School of Sacred Music.

 

  

 

 

 

 

 

 

   

 


 


Álvaro Teixeira Lopes
presidente júri

Natural do Porto, fez a sua formação com Isabel Rocha, Jorge Moyano e Helena Sá Costa em Portugal e com Paul Badura Skoda, Noel Flores em Viena e Marian Ribicky em Paris. 

Diretor Artístico do Concurso Internacional de Sta. Cecília, é Diretor do Curso de Música Silva Monteiro e Professor Associado Convidado no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

Com numerosos alunos detentores de prémios em concursos nacionais e internacionais, é frequentemente convidado a integrar júris de concursos de piano tanto em Portugal como no estrangeiro, tendo já  integrado os júris de vários concursos internacionais tais como o Concurso Internacional de Piano do Porto, Compositores de Espanha, Iturbi, Concours International de Piano de Lyon e de Épinal, Maestro Arts em Taiwan, César Franck, Cleveland Virtualoso, Isidor Basič, Rina Sala Gallo, Orbetello, Neue Sterne, Scriabin, Rospigliosi, Aquaviva, Valentino Buchi, Pro-Piano,  Festival Internacional de Piano do Rio de Janeiro entre muitos outros.

Autor do Manual de Piano, edição do Ministério da Educação, tem exercido uma intensa atividade pedagógica tanto como formador creditado pelo Ministério da Educação como através de Master-Classes que tem ministrado em Portugal e no estrangeiro. 

Gravou para a editora Numérica e dedicou grande parte da sua atividade pianística à divulgação da Música Portuguesa para piano e música de câmara. Membro dos Solistas do Porto e do Khora Ensemble, possui um duo com o pianista Fausto Neves e com o guitarrista Francisco Berény.

É diretor artístico de vários festivais entre os quais o Festival Internacional de Piano de Sta. Cecília.

Álvaro Teixeira Lopes is Professor in the Department of Communication and Art at Aveiro University, as well as the Artistic Director of Santa Cecilia International Competition (CISC), and Director of Curso de Música Silva Monteiro (CMSM). Álvaro Teixeira Lopes attended the Conservatório de Música do Porto and continued his studies in Vienna and Paris with Paul Badura Skoda, Noel Flores and Marian Ribicky. Awarded with several prizes, he developed intense national and international activities as a soloist and chamber musician and has been invited to play in some of the most prestigious festivals internationally.

Artistic director of several festivals, he has directed numerous Master-Classes in Portugal, France, Brazil, Taiwan, China, Spain and Italy. Frequently invited to join panels of piano competitions, he has been jury member of the Orbetello International Competition, Rospigliosi, Rina Sala Gallo, Iturbi, Compositores de España, Isidor Basič, Pro-Piano, Concours International de Piano de Lyon, Concours International d’Epinal, César Frank International Competition, Cleveland Virtualoso, Maestro Arts Taiwan, Porto Piano International Competition, Festival Internacional de Piano do Rio de Janeiro, and many others all over the world.


 


Paulo Oliveira

É um dos mais destacados pianistas portugueses da sua geração. Natural de Vila do Conde, iniciou os seus estudos musicais aos nove anos com Joaquim Bento. Seguidamente ingressou na Academia de Música de S. Pio X como bolseiro da Fundação Dr. Elias de Aguiar. Nesta instituição estudou com Margarida Almeida e Felipe Silvestre, tendo finalizado o Curso Complementar de Piano em 1998 com a classificação máxima. Posteriormente estudou com Tania Achot, concluindo o Curso Superior de Piano na Escola Superior de Música de Lisboa, uma vez mais com as mais altas classificações. Continuou a sua formação com Sequeira Costa na Universidade do Kansas, com quem estudou durante quase uma década, herdando assim os mais fiéis conhecimentos da era dourada do piano, que o seu mestre tinha recebido directamente de Vianna da Motta, Mark Hamburg, Edwin Fischer, Marguerite Long e Jacques Février. Nesta universidade concluiu estudos de mestrado em 2005, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Posteriormente, em 2009 concluiu com distinção o seu doutoramento com uma bolsa de estudos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.Outros professores relevantes na sua formação foram Helena Sá e Costa, Luiz de Moura Castro, Andrei Diev, Vladimir Viardo, Vitaly Margulis, Aldo Ciccolini, Paul Badura-Skoda e Dmitri Bashkirov.

Foi distinguido com diversos prémios em concursos nacionais e internacionais, destacando-se o prémio que obteve no “Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta,” o 1º prémio no “Concurso Internacional Bartók-Kabalevsky-Prokofiev,” o 2º prémio no “Concurso de Interpretação do Estoril | Prémio El Corte Inglés” e o 1º prémio no “Festival Jovens Pianistas 2010 - Prémio Chopin” - organizado pela Orquestra Metropolitana de Lisboa. Foi ainda vencedor da “Kansas University Symphony Orchestra Concerto Competition”. O duo que mantém com a violoncelista Teresa Valente Pereira foi premiado num recital realizado no “Palau de la Música Catalana” em Barcelona.

Paulo Oliveira tem-se apresentado a solo, com orquestra e em música de câmara em Portugal, Espanha, Andorra, Itália, França, Reino Unido, Polónia, Brasil, Estados Unidos da América, e gravou para a RDP – Antena 2, Radio France e Catalunya Ràdio.

Tocou a solo com a Orquestra Sinfónica da Universidade do Kansas, Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra do Algarve, Orquestra do Norte, Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob a direcção dos maestros Nicholas Uljanov, Steven McDonald, Pedro Neves, Ferreira Lobo, Cesário Costa, Daniel Klajner e Jean-Marc Burfin.

Paulo Oliveira concilia a sua actividade concertística com o ensino. Foi professor de piano no Conservatório Nacional e no Instituto Piaget. Actualmente integra o corpo docente da Academia de Música de Santa Cecília e da Academia Nacional Superior de Orquestra | Metropolitana. Tem sido regularmente convidado a orientar master classes no país e no estrangeiro, e integrou por diversas vezes júris de concursos internacionais de piano. É membro fundador da actual delegação portuguesa da “EPTA - European Piano Teachers Association.”

O seu recente disco, Iberian Impressions, foi distinguido com um Global Music Award nos EUA, na categoria Classical Piano.


 


Jill Lawson

Jill Lawson, pianista de nacionalidade luso-americana, nasceu no México em 1974 e cresceu na Bélgica, residindo atualmente em Portugal.

Ela aprendeu a ler música antes de conhecer o alfabeto. É fluente em 5 línguas, mas continua a preferir comunicar através da música que lhe fornece um vocabulário mais rico e abrangente, mais perto das suas emoções. Nos últimos anos, as suas experiências de vida permitiram-lhe ampliar as suas competências interpretativas e, atualmente, a sua forma de tocar tornou-se mais natural, conseguindo, em palco, uma ligação especial com o público.

Entre os numerosos prémios e distinções que obteve em competições nacionais e internacionais, destacam-se o 2º prémio no prestigiado Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta (Macau, 1997), 4º prémio no Concurso Internacional Schubert (Dortmund, 2001), finalista do Concurso Internacional de Piano de Andorra (2001), 1º prémio Concurso Cidade da Covilhã (2001), 2º prémio Concurso de Interpretação do Estoril (2001), finalista da Classical Fellowship Awards da American Pianists Association (2003).

Começou a estudar piano aos 8 anos em Antuérpia, com Heidi Hendrickx e Levente Kende, mais tarde em Fiesole, Itália, com Maria Tipo e em Amesterdão onde estudou com Jan Wijn, tendo obtido as mais elevadas classificações e distinções em prestigiadas escolas como o Conservatório Real de Antuérpia, a Chapelle Musicale Reine Elisabeth (Bruxelas) e o Conservatório de Amesterdão. Obteve o Diploma de Pós-Graduação em Piano (2000) e concluiu o Mestrado em Música de Câmara no Peabody Institute em Baltimore (EUA, 2004) enquanto discípula de Leon Fleisher e Ellen Mack. Fez vários cursos de aperfeiçoamento com Dimitri Bashkirov, Vladimir Viardo, Vitaly Margulis, Sequeira Costa, Gyorgy Sebok, Helena Sá e Costa, entre outros. Foi selecionada para participar no workshop orientado por Maria João Pires em Belgais, participando no premiado documentário de Roel van Dalen Een hartstochtelijk Les (2001).

Como solista, deu inúmeros recitais e tocou com orquestras de renome na Europa, Estados Unidos e Ásia. Manteve uma intensa atividade no domínio da música de câmara, tendo colaborado com Ilya Grubert, Artur Pizarro, Eleonora Karpukhova, Pavel Gomziakov, David Cohen, Carlos Damas, o bandoneonista Martin Sued entre outros, e com a soprano Elisabete Matos. Forma o duo Lawson& Lawson com seu irmão Eliot Lawson, violinista e integra desde 2021 o MPQ Quarteto de Cascais.

Jill é docente na Escola Superior de Artes Aplicadas, em Castelo Branco (desde 2008), e coordenadora da classe de Piano na Escola de Música do Colégio Moderno, em Lisboa (desde 2014). Tem integrado júris de concursos, orientado masterclasses e os seus alunos têm conquistados importantes prémios nos mais relevantes concursos nacionais e internacionais. Colaborou nas coreografias Impromptus de Sasha Waltz/CNB(Lisboa, 2018) e A Mesa Verde de Kurt Jooss com CNB (Lisboa, 2021).

Gravou para a editora Brilliant Classics a Obra completa de música de câmara de António Fragoso (2011) e de Frederico de Freitas (2015) e as Sonatas para violino e piano de Paul Hindemith (2012). Gravou os Estudos Sinfónicos Op. 13 de Robert Schumann para a Fundação Internacional Vianna da Motta.Mais recentemente, gravou a Integral de Música de Câmara Vol. 2 de Joly Braga Santos (Toccata Classics, 2020).


 


António Mota

Doutorado em Música pela Universidade de Aveiro e licenciado em Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa (sob orientação do prof. Antoine Sibertin-Blac, com nota final de curso máxima). Tem também licenciatura e mestrado em Eng.ª Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico.

É Professor Auxiliar Convidado da Universidade de Aveiro, onde leciona Órgão e outras disciplinas específicas deste curso, na licenciatura e mestrado.

É o atual presidente da direção da AMPO (Associação Musical Pro-Órgano). Tem orientado cursos de Órgão (mormente das Semanas Gregorianas em Viseu) e sido membro de júri de concursos de nacionais e internacionais de órgão e piano (Vila Verde; Aveiro; Coimbra).

Entre 2009 e 2014 foi coordenador e docente do curso de licenciatura em Música do Instituto Piaget (Viseu, Almada), onde lecionou em áreas teóricas e orientou teses de mestrado.

Exerce regularmente funções litúrgicas (e.g. Missa Crismal na Sé de Aveiro, 6-IV-2023), e atividade concertística (de destacar, em 2023: no Festival Internacional de Órgão de Braga e no Festival Internacional de Santo Tirso; no ciclo de concertos anual do Órgão Sinfónico de Catedral de Vila Real). Conta com 8 obras compostas para Órgão, assim como vários arranjos p/Órgão (ibérico e moderno, a 2 e a 4 mãos).

Antonio Mota

PhD in Music Theory ( Aveiro University 2007) and graduated in Organ (Escola Superior de Música de Lisbon, 2000, under the guidance of Prof. Antoine Sibertin-Blac, with maximum final course grade). He has also a master's degree in Electrical Engineering (Instituto Superior Técnico, 1999).

He teaches Organ at the University of Aveiro, plus other specific classes. He is the current chairman of the board of AMPO (Association Musical Pro-Organo). He guided organ Master Classes at the Gregorian Weeks in Viseu (between 2013 and 2023). He has been a regular jury member of organ and piano competitions (Vila Verde; Aveiro; Coimbra). In between 2009 and 2014 he was coordinator and professor at the Piaget Institute (Viseu, Almada), where he taught in theoretical musical areas and supervised master's theses.

He regularly performs as liturgical and concert organist (e.g., in 2023: Missa Crismal, Sé de Aveiro; Vila Real's cathedral, in the regular anual concert series; Festival International de Órgão de Braga, and Santo Tirso).

In terms of his own composition, António Mota currently has 8 works composed for organ, as well

as many arrangements (for Iberian and modern organs, for 2 and 4 hands/feet).


 


Manuel Carvalheiro Dias

Manuel Carvalheiro Dias, sacerdote diocesano de Coimbra, licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica e em Estudos Portugueses pela Faculdade de Letras da mesma Universidade.

Atualmente exerce funções de Vigário Episcopal, pároco na Cidade de Coimbra, presidente do Conselho de Administração do Colégio de São Teotónio, docente e diretor da Escola de Teologia e Ministérios e da Escola Diocesana de Música Sacra.