Notícias

Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Colégio de São Teotónio

18/02/2020

Atividade da Associação de Pais no Dia do Padroeiro do Colégio São Teotónio

No âmbito das atividades realizadas no Dia do Padroeiro do Colégio São Teotónio, a Associação de Pais do CST, convidada pela Direção do Colégio, organizou uma ação de sensibilização sobre o tema “Segurança na Noite”, para o ensino secundário, tendo em vista alertar os alunos para os cuidados a ter durante a frequência de locais ou estabelecimentos de diversão noturna.

Esta ação decorreu no cineteatro do Colégio e para além do Presidente da Associação de Pais, Paulo Marques, contou ainda com a participação do Comissário Ângelo Afonso, da PSP de Coimbra, do Professor Joaquim Cortez, do CST e de Paulo Briosa, Mestre de Krav Maga.

Foram prestados alguns alertas exemplificativos sobre como evitar situações geradoras de insegurança em locais de convívio noturno, em Coimbra, particularmente no que respeita à ingestão de bebidas alcoólicas em excesso ou as estratégias para evitar situações de conflito em grupo, bem como quais os cuidados que as estudantes devem ter com vista à deteção atempada de possíveis abordagens de desconhecidos para fins ilícitos.

Apesar de diferentes na sua perspetiva, mas completando-se no mesmo tema, as várias experiências profissionais dos intervenientes desta ação conjugaram-se no sentido assinalar os cuidados que os estudantes devem ter quando saírem à noite para conviverem.

Com esta iniciativa do Colégio, a Associação de Pais contribuiu para a formação cívica dos alunos, revelando-se uma excelente oportunidade para os aconselhar quanto às melhores práticas a ter em conta na sua segurança e convívio em sociedade, tendo colhido por partes destes um excelente feedback e o reconhecimento quanto à elevada importância desta ação.

 

Por iniciativa do Colégio, a Associação de Pais também deu o seu contributo para realização da ação de esclarecimento sobre “Bullying e Cyberbullying”, para os alunos dos 7º e 8º anos, que decorreu na biblioteca do Colégio.

Esta ação foi apresentada pelo Inspetor Rui Silva, da Polícia Judiciária, pai de um aluno do Colégio, tendo como objetivo alertar os alunos para os perigos decorrentes do uso indevido das novas tecnologias informáticas ligadas à internet, fornecer estratégias para que sejam capazes de identificar as ameaças à sua segurança pessoal que venham a ocorrer nas diversas plataformas digitais, bem como fomentar o sentido de responsabilidade na utilização das redes sociais.

 

 Inserida nas comemorações do dia do padroeiro, a Associação de Pais também colaborou na palestra sobre “Profissões”, para o 9º ano, que teve como objetivo fornecer aos alunos algumas orientações no sentido de os ajudar a escolher o Curso que irão frequentar no ensino secundário e quem sabe, depois, na Universidade.

Assim, através de várias conversas informais, esta ação que decorreu na sala … contou, por parte da Associação de Pais, com a presença da Dra. Carla Coimbra, que falou sobre a sua experiência profissional na área de Economia.

Por sua vez, os restantes oradores, também pais de alunos do Colégio, abordaram o seu percurso e experiência profissional nas respetivas áreas laborais, tais como a Medicina, o Direito, a Engenharia ou a Psicologia.

 

 

Segue a notícia das atividades do dia do Padroeiro, publicada no Diário As Beiras

Decorreu este mês mais uma campanha do BACF e mais uma vez o Colégio São Teotónio deu a sua colaboração, organizando a recolha no Jumbo do Alma Shopping, contribuindo, assim, para formação dos alunos nos valores éticos, na cultura humanista,
na relação comunitária, no ideal cristão Primado dos valores éticos e espirituais, tal como prevê na sua Missão.  
Gostaríamos de realçar que em resultado do esforço e dedicação de todos quantos participaram nesta campanha, o supermercado do Jumbo do Alma Shopping foi o segundo do distrito de Coimbra a recolher mais alimentos: 5.197,00.
Aproveitamos para sublinhar que a próxima campanha será em meados de 2019 e claro contamos com a participação de todos.
A todos os voluntários que participaram, a Associação de Pais do CST envia um especial agradecimento.

Reportagem da SIC Notícias com a participação de um dos elementos da Associação de Pais do CST responsável pela organização dos voluntários do Colégio no BACF.

 

Notícia do jornal Diário das Beiras referente ao BACF no Jumbo do Alma Shopping, com os nossos alunos em destaque.

Durante o ano letivo de 2017/2018 a Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Colégio São Teotónio (APEEACST) desenvolveu esforços no sentido de dar resposta a diversas questões relacionadas com a vertente funcional do quotidiano dos nossos educandos, visando atender às expetativas de todos os Pais e Encarregados de Educação e proporcionar o melhor envolvimento possível entre todos os intervenientes na comunidade escolar.

Na sequência do trabalho desenvolvido nos anos anteriores a nossa Associação também empregou o seu contributo na realização de diversas atividades com interesse para a vida escolar dos alunos, na linha do ideário do próprio colégio, não só por iniciativa própria mas também dando resposta a pedidos de apoio ou contributo. 

O feedback dos alunos, funcionários, professores e encarregados de educação foi muito positivo, o que nos encoraja a repetir estas ações no presente ano letivo.

A esse respeito, é de salientar a realização de ações de esclarecimento sobre matérias de relevância cívica e preventiva para os alunos do Colégio, Escola de Música e Escola de Teatro do São Teotónio. Também é de assinalar a colaboração prestada a entidades externas em missões de solidariedade, que contou com a prestação voluntária de alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação e que nos deixa a todos muito orgulhosos dos resultados obtidos. Foi igualmente dada atenção ao trabalho desenvolvido pela Associação de Estudantes do Colégio.

Deixamos aqui alguns exemplos das atividades e iniciativas mais importantes realizadas ou apoiadas pela APEEACST durante o ano letivo de 2017/2018:

Desejamos a todos um excelente ano letivo!

Dezembro de 2016

No primeiro fim-de-semana de dezembro, a nossa Associação de Pais e Encarregados de Educação, voltou a participar na iniciativa do Banco Alimentar que se revelou de um enorme sucesso. Mais uma vez o Colégio São Teotónio deu a sua colaboração, organizando a recolha no Jumbo do Dolce Vita e contribuindo assim para formação dos alunos nos valores éticos, na cultura humanista, na relação comunitária, no ideal cristão Primado dos valores éticos e espirituais, tal como prevê na sua Missão. Mais uma vez correu tudo muito bem e é gratificante ver que o colégio, os alunos, os pais e os professores aderem cada vez mais à iniciativa, que foi um sucesso! A todos os voluntários que participaram, queremos enviar um muito especial agradecimento e quem pretender participar, futuramente, basta entrar em contacto connosco.

Outras iniciativas envolveram a Associação de Pais do CST, designadamente através do apoio a atividades direcionadas aos nossos filhos/educandos.

Outubro/novembro de 2016

 Escola nova para uns, um regresso para os outros. Certo é que esta é uma escola que muito bem acolhe os seus alunos e em quem nós confiamos os nossos filhos diariamente na partilha do processo educativo.

A Associação de Pais deu continuidade às atividades do seu plano, tendo colaborado com a Direção do Colégio em algumas questões relacionadas com o início do ano letivo. Um ano letivo difícil e com muitos desafios para toda a comunidade escolar. Uma comunidade que se uniu por acreditar que este projeto educativo tem que continuar independentemente de ideologias políticas distintas. A Associação de Pais tudo fez para que assim fosse.

Estamos convictos que esta é a atitude que permite os bons resultados e a alegria e felicidade dos alunos, nossos educandos!

Durante o primeiro período deste novo ano letivo houve os habituais encontros dos membros dos órgãos sociais da Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Colégio São Teotónio bem como com a direção do nosso Colégio. São momentos de pontos de situação mas também em que a direção se preocupa em esclarecer pessoalmente dúvidas e questões deixadas pelos pais/encarregados de educação junto da nossa associação.

Sempre que considere pertinente, não hesite em entrar em contacto com a vossa Associação de Pais e Encarregados de Educação.

Junho de 2016

 A finalizar o ano letivo, a Associação de Pais do Colégio São Teotónio manteve-se presente em todas as ações de defesa da escola no contexto da liberdade de escolha e do novo enquadramento dos contratos de associação.

 Para além destas ações, continuaram as atividades programadas, nomeadamente a segunda fase do workshop de “Criatividade e Empreendedorismo” para alunos de secundário.

Maio de 2016

Maio foi um mês muito intenso na discussão em torno da liberdade de escolha na educação, tendo a Associação de Pais do Colégio São Teotónio participando ativamente em várias iniciativas e ações me defesa da escola e do projeto educativo que escolhemos para os nossos filhos/educandos.

Em conjunto com outras nove associações de pais de escolas com contrato de associação, promovemos um debate acerca da motivação da alteração legislativa do Despacho Normativo 1H/2016, de 14 de abril, do Ministério da Educação nº 1/2H, bem como o enquadramento atual e futuro destes contratos: “Contratos de Associação no Séc. XXI”. Tendo tido na sua génese uma necessidade dimensional face ao número de alunos existentes há vinte anos atrás, estas associações consideraram necessária uma reflexão sobre o atual contexto dos contratos de associação, desprovida de demagogias ideológicas e centrada apenas nos tempos e necessidades atuais. A debate esteve o enquadramento dos contratos de associação, as implicações das decisões anunciadas nas escolas do concelho, o impacto que teria na realidade das comunidades locais, entre outros temas. Estiveram presentes deputados dos grupos parlamentares do CDS, do PSD e do Bloco de Esquerda.

Neste mesmo sentido, a Associação de Pais convidou os deputados dos vários grupos parlamentares a conhecer o Colégio São Teotónio e o seu projeto. Estiveram presentes em dois dias diferentes, deputados dos grupos do CDS e do PSD.

A Associação de Pais participou e coorganizou ainda a manifestação em Lisboa junto à Assembleia da Republica bem como outras iniciativas que tinham como objetivo o esclarecimento e o debate, de que são exemplo “um abraço à minha escola”, os “cadeados na escola” ou ainda em momentos com o Presidente da República.

Maio de 2016

Durante o mês de maio, a Associação de Pais do Colégio São Teotónio organizou uma “ação de sensibilização em deficiência visual” para os alunos do quinto ano. Foi uma ação muito interessante, que correu muito bem e com grande aceitação por parte dos alunos. Fizeram muitas perguntas, o que tornou a ação muito interativa. Foram usados objetos concretos (discriminação tátil; bengalas; vendas; óculos de simulação patologia visual e máquina braille) e que os alunos puderam experimentar no sentido de simular patologias visuais. Treinaram andar de bengala com venda nos olhos, discriminar objetos de venda, usaram os óculos de simulação de patologia visual e ainda escreveram o seu nome em braille nas folhas de pintabraille. Foram apresentados também os cuidados a ter com os nossos olhos e dados conselhos de como evitar os traumatismos oculares.

Março/abril de 2016

A Associação de Pais do Colégio São Teotónio apoiou algumas atividades dirigidas aos alunos do Colégio São Teotónio e da Escola de Música São Teotónio, nomeadamente o XI Concurso Nacional de Piano, a ida de vários alunos ao Centro de Ciência Júnior do Biocant e iniciativas no pré-escolar na Semana da Família.

Devido às alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 17/2016, de 4 de abril relativamente ao processo de avaliação dos alunos do ensino básico e do ensino secundário, mais concretamente no seu carater transitório no ano letivo de 2015/2016, a Associação de Pais participou reunião do Conselho Pedagógico, que teve como agenda o debate desta questão.

Foi levada a cabo a primeira fase do workshop “Criatividade e Empreendedorismo” destinado a alunos do ensino secundário e que teve a organização da Associação de Pais em que foram discutidas dinâmicas em torno do ciclo do Empreendedor (nomeadamente Pensamento; Delegar e Distribuir; Criatividade e Acreditar e Arriscar) e dos desafios da inovação

A Associação de Pais foi reunindo, como habitualmente, os elementos da direção para traçar caminhos e fazer pontos de situação relativamente ao seu plano de atividades.

A Direção da Associação de Pais convida todos os Pais e Encarregados de Educação a participar, quer diretamente, quer por via do endereço de correio eletrónico (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) dando contributos/ideias/atividades que gostariam de ver desenvolvidas, no presente ano letivo.

Janeiro/fevereiro de 2016

Nos dois primeiros meses de 2016, a Associação de Pais do Colégio São Teotónio participou na elaboração de um documento argumentativo em nome da liberdade de escolha das escolas e dos projetos educativos, a propósito dos contratos de associação, e que serviu como pedido de audiência à Comissão de Educação, Ciência e Cultura. Fomos recebidos por esta comissão no passado dia 17 de fevereiro.

Ainda em fevereiro, no dia de São Teotónio, os alunos do 3º ciclo participaram numa ação dinamizada em conjunto pela Direção do colégio e pela Associação de Pais sobre os perigos da internet, mais concretamente dos cuidados a ter na utilização das tecnologias (telemóveis, tablets, etc).

A Direção da Associação de Pais convida todos os Pais e Encarregados de Educação a participar, quer diretamente, quer por via do endereço de correio eletrónico (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) dando contributos/ideias/atividades que gostariam de ver desenvolvidas, no presente ano letivo.

30 de novembro de 2015

Nos passados dias 28 e 29 de novembro, decorreu mais uma campanha do Banco Alimentar Contra a Fome e mais uma vez o Colégio São Teotónio deu a sua colaboração, organizando a recolha no Jumbo do Dolce Vita e contribuindo assim para formação dos alunos nos valores éticos, na cultura humanista, na relação comunitária, no ideal cristão Primado dos valores éticos e espirituais, tal como prevê na sua Missão.

Mais uma vez correu tudo muito bem e é gratificante ver que o colégio, os alunos, os pais e os professores aderem cada vez mais à iniciativa, que foi um sucesso!

A todos os voluntários que participaram, queremos enviar um muito especial agradecimento.

Em todos, temos a certeza de que fica a sensação de que valeu muito a pena o esforço!

18 de novembro de 2015

No dia 18 de novembro, houve novo encontro dos membros dos órgãos sociais da Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Colégio São Teotónio. Desta vez, a nossa reunião contou com a presença do simpático diretor do nosso colégio, que conversou e esclareceu dúvidas de alguns de nós ou que tinham sido dirigidas à associação por pais/encarregados de educação.

Como a próxima campanha para o Banco Alimentar Contra a Fome (BACF) está a chegar, pois irá decorrer nos dias 27, 28 e 29 de novembro, e ainda há muitos turnos para preencher, foi o momento de fazer um ponto de situação do trabalho de organização de voluntários desenvolvido pela associação de pais.

 A Direção da Associação de Pais convida todos os Pais e Encarregados de Educação a participar, quer diretamente, quer por via do endereço de correio eletrónico (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) dando contributos/ideias/atividades que gostariam de ver desenvolvidas, no presente ano letivo.

30 de setembro de 2015

Os órgãos sociais da Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Colégio São Teotónio reuniram-se pela primeira vez no ano letivo 2015/2016 no passado dia 30 de setembro.

 Foi um reencontro de amigos em que foi aprovado o plano de atividades para o biénio 2015/2017, com manutenção de atividades que tiveram sucesso junto dos alunos e professores do colégio mas também com novos desafios.

 A Direção da Associação de Pais convida todos os Pais e Encarregados de Educação a participar, quer diretamente, quer por via do endereço de correio eletrónico (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) dando contributos/ideias/atividades que gostariam de ver desenvolvidas, no presente ano letivo.