Informação aos pais

Informação sobre coronavírus

Alguns pais têm questionado o Colégio sobre o coronavírus e as medidas que o Colégio está a tomar.

Importa, desde logo, referir que todos temos, responsavelmente, as mesmas preocupações, pelo que procuramos o máximo de informação credível, evitando alarmismos desnecessários e desproporcionados; atuaremos sempre de acordo com as orientações dadas pelas entidades de saúde, com competência no assunto.

O Coronavírus (2019-nCoV) é um vírus, cuja infeção é semelhante a uma gripe ou a uma pneumonia.

As pneumonias e as bronquites por Coronavírus têm surgido, sobretudo, em doentes idosos ou com doenças crónicas que fragilizam o sistema imunitário.

O tempo de incubação do vírus pode durar entre 2 a 14 dias.

Não existindo vacina, nem um tratamento específico, a prevenção passa pela não exposição ao vírus através do contacto com pessoas já contaminadas. Acontece que há períodos assintomáticos variáveis, o que dificulta o controlo.

Assim, e não havendo registados casos entre nós, importa desde logo seguir as medidas de higiene e práticas de segurança alimentar preconizadas para reduzir a exposição e transmissão da doença, que todos devemos seguir na escola e fora dela:

- Evitar contacto próximo com doentes com infeções respiratórias;

- Lavar frequentemente as mãos com água corrente e sabão;

- Evitar o contacto desprotegido com animais selvagens ou de quinta;

- Adotar medidas de etiqueta respiratória:

- Espirrar ou tossir, tapando o nariz ou a boca com o braço e o cotovelo fletido, nunca para as mãos;

- Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir;

- Usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar;

- Deitar os lenços usados num caixote do lixo e lavar as mãos de seguida;

- Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias.

Estas medidas serão explicadas aos alunos no regresso à escola.

Os alunos, pais e outras pessoas próximas que tenham estado em lugares de transmissão comunitária ativa, ou onde se venha a confirmar a presença do coronavírus, ou ainda que estejam em contacto com pessoas que tenham estado nessas zonas, deverão estar particularmente atentos à sintomatologia: febre, tosse e dificuldades respiratórias.

Neste caso ligar para o SNS24 - 808 24 24 24 e seguir as instruções que forem indicadas, não se deslocando aos serviços de saúde, nem comparecendo no Colégio.

Em simultâneo, o Colégio já está a reforçar a limpeza das instalações com maior frequência e com produtos desinfetantes.

Face ao evoluir da situação, tomaremos as medidas recomendadas para acautelar a saúde de toda a comunidade educativa, bem como minimizar o impacto que esta situação possa ter no ritmo de aprendizagem dos seus alunos.

Mais informações na página da Direção-Geral da Saúde www.dgs.pt.


Outros conteúdos