ABERTURA SOLENE DO ANO LETIVO 2023-24

Abertura Solene do ano letivo 2023-24

CST, 60 anos depois

A abertura solene do ano letivo 2023-24 do Colégio de São Teotónio, ano da comemoração dos seus 60 anos de existência, aconteceu no passado dia 15 de setembro, congregando a comunidade educativa, num programa que incluiu momentos de interioridade, formação e reconhecimento do trabalho de excelência do anterior ano letivo. O dia iniciou-se com uma Eucaristia, presidida pelo Bispo de Coimbra, Senhor D. Vergílio, sendo os cânticos e animação musical da responsabilidade de alunos e professores da Escola de Música São Teotónio (EMST) e em que participaram também pais, encarregados de educação e funcionários não docentes. Seguiu-se a tradicional Bênção dos Finalistas.

A manhã decorreu com atividades formativas direcionadas para os alunos dos diferentes anos de escolaridade: duas palestras sobre temas da atualidade e com interesse para os alunos do Secundário, proferidas pelas Professoras do Instituto Piaget de Viseu, Cristina Pires Cardoso e Constança Seixas, sobre “Química no Ambiente” e “Estratégias de Gestão da Ansiedade”. Os alunos dos 5º e 6º anos, desenvolveram uma atividade integrada na temática “Educação para os media”. Para os alunos dos 7º, 8º anos estava programado, no pavilhão, um Worksohp, dinamizado pelos Professores Ana Luísa Figueiredo e Tiago Marques e pelos alunos do 10º e 11º anos do Ensino Profissional. As turmas de 9º Ano participaram também num Workshop da responsabilidade da Professora Leonor Barbosa e dos colegas de 12º ano do Ensino Profissional. A entrega dos Quadros de Honra aconteceu no Cineteatro, onde os Diretores Pedagógicos do CST e da EMST, Professora Susana Dias e Professor Jorge Campos, e os diretores de turma entregaram os diplomas aos alunos distinguidos com as Menções de Quadro de Honra e Quadro de Louvor, após um momento musical animado pelas alunas do 9º M, Mariana Carvalho, na flauta, e Matilde Ribeiro, na guitarra. A alegria, as palmas da plateia e o orgulho partilhado por pais e encarregados de educação acompanharam o momento que reconhece a excelência do trabalho realizado no ano anterior.

Um almoço, no refeitório do Colégio, reuniu os recentes caloiros dos mais variados cursos de ensino superior, ex-alunos do 12º ano, o Presidente do Conselho de Administração, Sr. Padre Manuel Carvalheiro Dias, os Diretores Pedagógicos, Professora Susana Dias e Professores Jorge Campos e outros Professores. A alegria iluminava os rostos dos jovens:  em comum, o facto de todos terem conseguido entrar na sua primeira escolha. Objetivos individuais e institucionais cumpridos.

Que sejam felizes e que o ano letivo 2023-24 seja pródigo em alegrias e sucessos!

Isabel Santos Lopes (Professora de Francês e Português)

 


Outros conteúdos