Comemoração do dia de São Teotónio

No dia 17 de fevereiro, o Colégio, mais uma vez, está em festa para comemorar o dia do seu Padroeiro, São Teotónio. Este ano, de uma forma mais marcante, uma vez que se comemoram os 850 anos da morte de São Teotónio.

As celebrações iniciar-se-ão com a Eucaristia presidida pelo Senhor D. Virgílio, Bispo de Coimbra, onde toda a comunidade participará e cujos cânticos estarão a cargo da Escola de Música São Teotónio. Mais tarde, os alunos do 2º Ciclo apresentarão uma peça de teatro alusiva a São Teotónio intitulada «Sinos de Santa Cruz», sob a orientação da Profª Joana Ladeiro.

 

Os alunos do Curso de Teatro apresentarão também várias dramatizações: "Cativo" - dramatização do conto, "Ubi Caritas est Vera"- canto gregoriano, "Bom mediador entre Deus e os Homens" - exercício de Movimento sobre São Teotónio, "Nunca me esqueci de ti" de Rui Veloso e "Capitão Romance" de Ornatos Violeta - música.

Posteriormente serão entregues os prémios aos alunos relativos ao Concurso de Desenho sobre São Teotónio.

Ainda neste contexto, a Câmara Municipal de Coimbra assinala a efeméride com a realização de uma visita guiada dedicada a esta figura histórica, que chegou a ser um dos conselheiros do fundador de Portugal.

A visita iniciar-se-á pelas 14h30 e terá o seguinte programa:

▪ Igreja
▪ Sacristia
▪ Sala do Capítulo
▪ Claustro do Silêncio
▪ Refeitório (Exposição: Memórias de Santa Cruz)

Local de encontro: Adro da igreja de Santa Cruz
Inscrição obrigatória (telef. 239702630 – Casa Municipal da Cultura)
A visita realiza-se com um mínimo de 10 participantes
 


Outros conteúdos