Cerimónia do hastear da 16ª BANDEIRA VERDE!

Pela qualidade do trabalho realizado em prol do ambiente e da sustentabilidade, a Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) distinguiu uma vez mais o Colégio de São Teotónio como Eco-Escola galardoada – certifica a existência, na Escola, de uma educação ambiental coerente e de qualidade, há 16 anos consecutivos. 

A atribuição desta distinção expressa o reconhecimento da qualidade do trabalho de todos os que participaram no Programa Eco-Escolas e contribuíram para tornar mais sustentável o cotidiano da Escola e da comunidade. Assim, Colégio de São Teotónio /Escola de Música São Teotónio estamos de parabéns! Sentimos um saudável orgulho pela riqueza do trabalho desenvolvido por alunos, professores, direção, profissionais não docentes dos diversos setores, pais e encarregados de educação e restantes envolvidos, que ajudaram a construir este galardão, e que diariamente colaboram para uma escola e comunidade mais sustentáveis.

Com visível alegria e em ambiente festivo, ao ar livre e com o brilho do sol, no espaço junto ao cineteatro e estendendo-se ao longo do parque de entrada, toda a comunidade educativa e representantes dos diversos setores do Colégio e da Escola de Música São Teotónio assinalaram esta 6ªfeira, dia 24 de novembro, pelas 10h00, o hastear da nova Bandeira Verde. A iniciar este momento celebrativo uma breves palavras da professora Coordenadora do Programa Eco-Escolas saudando os presentes, enaltecendo o inestimável contributo de todos os intervenientes e expressando em nome de todos particular agradecimento à Direção do CST (Sr. Padre Manuel Carvalheiro e Drª Susana Dias) e da EMST (Professor Jorge Campos), bem como à Administração, órgãos de gestão que têm assumido desde o primeiro momento,  e no domínio das decisões de política de Escola, esta dimensão da educação ambiental e para a sustentabilidade como parte integrante do projeto educativo e da forma de estar e interagir com o Meio envolvente. Sem esquecer o apoio do Município de Coimbra, parceiro neste percurso, mencionou-se a importância dos gestos e ações de cada um e de toda a comunidade educativa, a participação em projetos e concursos de âmbito regional e nacional que concretizam os compromissos exigidos pela metodologia do Programa. Às famílias, naturais aliados nas iniciativas e na formação dos nossos alunos desde o Jardim de Infância ao Ensino Secundário bem como a diversas entidades parceiras foi igualmente dirigido um especial obrigada.

De seguida, procedeu-se ao hastear da Bandeira Verde pelos delegados de turma do 1º ano e 12º ano: ao som da interpretação de duas peças pela Orquestra da Escola de Música São Teotónio (alunos do Ensino Artístico da Música ) sob orientação da maestrina Rita Pereira:

- Antonin’s New World, de Antonín Dvořák, arr. Dizzy Stratford acompanhou o içar da nova Bandeira e The Second Waltz , de Dmitri Shostakovich trouxe o entusiasmo da missão cumprida!

Um sinal para em cada dia optar bem e agir de forma responsável – assim, passo a passo, cada dia, se faz Escola e se educa; acreditar nestas gerações e com elas promover a sustentabilidade para as gerações vindouras! O tema do nosso biénio CST abraça o mundo … e prepara-te para o futuro tem e terá expressão também nesta dimensão da sua identidade como Eco-Escola.

 Uma vez mais se manifesta a vitalidade e a capacidade de resposta eficaz, inovadora e competente no momento atual desta Instituição de Educação que celebra 60 anos no presente ano letivo! Contamos com todos!

  


Outros conteúdos