Perlimpimpim, perlimpimpim, a brincar aprende-seassim…

Neste 2º período as crianças continuaram a aprender, brincando…

Ainda em Janeiro, sob o tema Cantares Tradicionais, recriaram uma tradiçãoantiga e cantaram as Janeiras, pela noite fria, com os seus Pais, à comunidadeenvolvente.

Com as Danças e os Jogos Musicados partimos para uma nova fase do projecto.Cada sala optou por explorar jogos e danças que mais se adequaram às faixas etárias:que linda falua, lagarto pintado, o anel, o lencinho, indo eu a caminho de Viseu, apadeirinha, a machadinha, a borboleta branca…Em meados de Fevereiro, partiram à descoberta dos Desenhos Animadosdo tempo dos Pais e Avós.

No Carnaval, as personagens ganharam vida e as nossas crianças desfilaram pelas Ruas da Baixa de Coimbra disfarçadas de D’artacão, Pipi das Meias Altas, Tom Sawyer, Heidi, Abelha Maia entre outras… Foi uma semana em cheio,repleta de novidades…

A Festa do Pijama, o Dia dos Contrários e o Baile de Máscaras! Mas, não se pode recordar a infância, sem recordar os doces que saboreávamos em pequenos… Assim, nos últimos dias, a Creche e o Jardim de Infância transformaram-se numa cozinha onde se confeccionaram alguns doces e guloseimasde antigamente: pipocas, pirolitos, filhoses, farturas, burritos, amêndoas e folares daPáscoa, com que as crianças se deliciaram.

Para puderem confeccionar em casa estes doces, levaram um livro de receitas.

No dia do Pai, estes foram surpreendidos em casa (por e-mails, posters epostais) com poemas, rimas, jogos poéticos e palavras de carinho.

Para assinalar a vivência da Páscoa e realçar a figura dos Padrinhos e Madrinhas, realizámos uma exposição de fotografias do baptismo das crianças no corredor do Jardim de Infância, para recordar este momento tão importante na vida das crianças.

As crianças como manda a tradição, levaram amêndoas confeccionadas de forma artesanal para oferecer aos Padrinhos e Madrinhas.


Outros conteúdos